ERGONOMIA 2008
Em 2008, o curso de Ergonomia manteve a estrutura apresentada em 2007, onde algumas ocorreram a reformulação de algumas disciplinas e a inclusão de outras. Tais reformulações visam permitir que o curso tenha o certificado pela ABERGO (Associação Brasileira de Ergonomia), além da reconhecida qualidade associada aos diplomas emitidos sob a chancela da UFPR. Nessa oportunidade, alguns nomes importantes da Ergonomia Nacional (Lia Buarque Guimarães - UFRGS, Maria Lucia Okimoto - UFPR, Neiva Leite - UFPR, Rodrigo Siqueira Reis - PUC- PR e outros) comporão o corpo de docentes do curso (vide abaixo o quadro de disciplinas e docentes).
Nessa edição, as
disciplinas serão ofertadas aos finais de semana (sábados 08:00 as 12:00h e
14:00 as 18:00h e domingos das 08:00 as 12:00h). As informações sobre os
objetivos, clientela, disciplinas e docentes do programa podem ser visualizadas
abaixo. Os horários e as disciplinas encontram-se abaixo e poderá ser alterado
pela coordenação do curso, em casos de força maior. Pede-se atenção na leitura das datas pois o cronograma não segue uma ordem temporal das disciplinas.
Objetivos do
curso
A Ergonomia é uma ciência interdisciplinar que compreende a fisiologia, a
psicologia, a biomecânica, a antropometria e a sociedade e tem por objetivo
otimizar as condições de trabalho e minimizar os problemas associados a saúde e
qualidade de vida do trabalhador. Devido a complexidade dos fenômenos levados em
consideração numa análise ergonômica, a formação acadêmica dos profissionais
envolvidos neste processo é incompleta, visto que os cursos superiores ofertados
no país não possibilitam que conhecimentos multidisciplinares tão diversos sejam
abordados de maneira direcionada ao trabalho. Por tanto, se faz necessário
atualizar e capacitar interdisciplinarmente os profissionais envolvidos com as
questões do trabalho para que os mesmos possam compreender os vários aspectos
que constituem o objeto de estudo da ergonomia e atuar na melhoria das condições
de trabalho.
Clientela do
curso
Professores de Educação Física, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais,
Designers, Médicos do Trabalho, Psicólogos, Engenheiros da Produção, Engenheiros
de Segurança do Trabalho, e outros profissionais que tenham envolvimento com as
questões do trabalho.
Docentes
Alfredo Calixto, Mestre, UFPR
André Luiz Felix Rodacki, Doutor, UFPR
Hamilton Costa Junior, Doutor, UFPR
Iverson Ladewig, Doutor, UFPR
Lia Buarque Guimarães, UFRGS
João Eduardo Vieira, Mestre
Marcelo Costella, Doutor, UFRGS
Maria Lucia Okimoto, Doutora, UFPR
Neiva Leite, Doutora, UFPR
Paulo Henrique Trombetta Zannin, Doutor, UFPR
Rodrigo Siqueira Reis, Doutor, PUC-PR
Vera Lúcia Israel, Doutora, UFPR-Litoral
Yara Thielen, Doutora, UFPR.
....e outros convidados
Seleção e
Inscrição:
Período: de 01 de outubro de 2007 a 27 de Março de 2008.
Divulgação dos selecionados: 27 e 28 de Março de 2008
Início das Aulas: 28 de Março de 2008.
Não há garantia de vagas! A garaantia de vaga ocorre somente após a inscrição e
efetiva matrícula no curso.
Documentos necessários:
Diploma ou Certificado de conclusão do curso de graduação (obrigatório para
inscrição). Formandos podem se inscrever mediante documento do curso atestando "provavel
formando".
Histórico escolar da graduação, (apresentar no ato da matrícula)
Ficha de inscrição preenchida (obrigatório para inscrição;
clique aqui para download),
Curriculum vitae (apresentar no ato da matrícula)
Recolhimento de taxa de inscrição (R$ 50,00 - obrigatório para inscrição)
Nota: Os candidatos que desejarem fazer sua inscrição por SEDEX, devem enviar os
documentos solicitados (exceto ficha de inscrição) para o endereço abaixo. O
pagamento da inscrição poderá ser efetuado através de cheque nominal à FUNPAR.
Especialização em
Ergonomia
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Biológicas
Departamento de Educação Fisica
BR 116 - Km 95
R. Coração de Maria, 92
Jardim Botânico - Curitiba - Paraná - Brasil
CEP 80215-370
Investimento
O investimento total do curso é de R$ 4.500,00, os quais podem ser pagos em
18 parcelas iguais de R$ 250,00.
A primeira parcela será paga no ato da matrícula.
Calendário de atividades didáticas:
DISCIPLINAS |
PROFESSORES |
PERÍODO |
Aula Inaugural | André Rodacki | 29/mar 2008 |
Introdução aos Fundamentos da Ergonomia | Maria Lucia Okimoto |
29 e 30/mar 2008 05 e 06/abr 2008 Materiais de aula 1, 2, 3, 4, 5, 6 e NR17 |
Gestão Ergonômica e Programas de Ergonomia na Empresa | João Eduardo Vieira | 19 e 20 /abr 2008 Material de aula 1 |
Técnicas e Ferramentas para a Intervenção Ergonômica | Maria Lúcia Okimoto | 03 e 04/mai 2008 |
Biomecânica Ocupacional | André Rodacki |
10 e 11 /mai
2008 31 /mai 2008 01 /jun 2008 |
Antropometria e Arranjos Físicos em Contextos Ergonômicos | Paulo César Bento |
17 e 18/mai
2008 Material de Aula 1 e 2 Material de Aula - complemento |
Ambientes construídos e conforto acústico, ilumínico e vibrações |
Alfredo Calixto |
14 e 15 /jun
2008 Material de Aula 1 |
Fisiologia Aplicada a Contextos Ocupacionais | Neiva Leite |
21 e 22 /jun
2008 05 e 06 /jul 2008 |
Aspectos Médicos e de Reabilitação Aplicados ao Trabalho |
Neiva Leite Vera Lucia Israel |
12 e 13/jul 2008 26 e 27 /jul 2008 |
Introdução à Engenharia e Segurança e Higiene do Trabalho | Hamilton Costa Jr | 02 e 03 /ago 2008 |
Macro-ergonomia e Projeto de Trabalho | Lia Buarque Guimarães |
16 e 17 /ago 2008 |
Ergonomia e Gestão da Saúde no Trabalho | Rodrigo Siqueira Reis |
01 e 02 /nov
2008 22 e 23 /nov 2008 |
Introdução a Ergonomia Cognitiva | Lia Buarque Guimarães | 13 e 14 /set 2008 |
Sistemas de Qualidade – SMS e Legislação Internacional | Marcelo Costella | 20 e 21 /set 2008 |
Tópicos Especiais em Ergonomia | Paulo César Bento | 13 e 14/dez 2008 |
Psicologia do Trabalho | Iara Thielen | 29 e 30 /nov 2008 Materiais 1, 2, 3 e 4 |
Metodologia do Trabalho Científico | Joice Mara Stefanello |
26 e 27 /abr 2008 Materiais 1, 2, 3 e 4 23 e 24 /ago 2008 08 e 09 /nov 2008 |
Estatística Aplicada a Ergonomia | Rodrigo Siqueira Reis | 18 e 19 /out
2008 25 e 26 /out 2008 |
Atividade Prática de Pesquisa de Campo |
André Rodacki Maria Lucia Okimoto |
07, 08, 14, 15/mar 2009 11, 12, 18 e 19/abr 2009 |
TOTAL | 495 h |
Material aula do Professor Geraldo Rocha. Material 1, Material 2 e Material 3.